APCANNA

Perguntas Frequentes

A canábis é uma planta com origem no Sul e Centro da Ásia, atualmente cultivada e colhida em qualquer parte do mundo. Pode ser encontrada em várias formas, seja em flor seca, em resina, óleo ou pó.

Canabinóides são substâncias presentes na canábis. Atualmente os mais conhecidos e estudados são o canabidiol (CBD) – indicado para controlo de espasticidade (convulsões), ansiedade, entre outros – e o tetrahidrocanabinol (THC) – principal componente psicoativo da canábis e responsável pelo alívio de náuseas e dores.

O tratamento com canábis medicinal é considerado seguro. Existem inúmeros relatos de pacientes e estudos científicos que comprovam a sua eficácia. No entanto, apesar da segurança e eficácia associada à utilização desta planta, existem algumas contra-indicações à sua utilização bem como o perigo de interações medicamentosas. Por estes motivos o acompanhamento médico é sempre recomendado.

A utilização de canábis medicinal em Portugal é legal mediante prescrição médica.

Não, sendo até uma das formas menos aconselhadas e mais prejudiciais. Existem inúmeras formas de administração de canábis, via oral – óleos, comprimidos, spray – ou uso tópico – cremes e pomadas. Esta escolha varia de acordo com a patologia e o fim a que se destina pelo que deve ser feita em parceria com o seu médico.

Não comercializamos Canábis nem nenhum dos seus derivados.

Onde posso pesquisar informação fidedigna?

1. APCANNA – www.apcanna.pt
2. PubMed – www.pubmed.gov
3. Fundacion Canna – www.fundacion-canna.es
4. International Association for Cannabis as Medicine – www.cannabis-med.org
5. Kalapa Clinic- www.kalapa-clinic.com

Para mais informações envie-nos e-mail para duvidas@ptmc.pt

Acompanhamento médico

Onde posso procurar acompanhamento médico?
Como parte do esforço para melhorar o acesso a terapias com canabinóides, a apcanna está a colaborar de perto com organizações de saúde especializadas de forma a criar diferentes pacotes de consultas que possibilitam a escolha do acompanhamento mais adequado à sua situação clínica.
Estas modalidades de consultas, exclusivas aos associados da apcanna, são direcionadas a pacientes em qualquer estágio de tratamento à base de canabinóides.